Valor


É Preciso ter em mente que o nosso produto é a imagem, feita de acordo com o nosso olhar, nossa técnica e nossa experiência. O surgimento da fotografia digital trouxe algumas questões novas, mas não muda o valor do trabalho do fotógrafo.




É preciso ter claro que o suporte da foto pouco importa, pode ser o livro, o papel ou o arquivo digital. Muita gente acha que quando quer “só o cd com as fotos”, vai custar pouco, e alguns fotógrafos iniciantes contribuem para esse tipo de pensamento porque fazem a sessão por 100 reais e dão o disco com todas as fotos como se não houvesse custo. Ledo engano. O valor da foto não está associado ao custo do papel em que ela é impressa. Eu não vendo papel, vendo a imagem que está nele. Por isso, o custo do suporte para mim é irrelevante. Vc não paga um advogado pelo valor do papel que ele usou para redigir o contrato, nem o músico pelo custo do papel que foi usado para a partitura. O jornalista não vai cobrar menos pela reportagem porque ela foi enviada por e-mail! Com a foto, é a mesma coisa. O valor cobrado é relativo à sua experiência, seu talento, seus custos com equipamento e formação contínua de qualidade, suas horas na sessão, antes e depois dela editando e tratando as imagens, entre muitas outras coisas.


O suporte o cliente escolhe de acordo com sua conveniência, não pelo valor. Ter uma foto minha no disco ou no papel não altera seu valor Profissionais (que se dizem profissionais) acabam pegando trabalhos pelo preço e não pela qualidade vão logo se cansar e partir para outra coisa. Porque para sobreviver cobrando muito pouco, é preciso ter um volume enorme de serviço, que impede o resultado de qualidade e a dedicação em horas que cada trabalho pede. Muitas vezes o iniciante pensa que qualquer coisa que ganhar é lucro cobra o mínimo para ganhar o trabalho e pensa que está sendo esperto.



O tempo mostrará que não. O mesmo amigo que elogia suas fotos e diz que você deveria começar a cobrar, é aquele que, quando virar seu cliente (se virar!) vai reclamar que a foto impressa que você entregou está com os tons de pele azulados, que está desfocada, que não tem qualidade.


Porque quem paga, tem direito de exigir e quem não está preparado para estar à altura dessa exigência, vai se queimar.